• Sexta-feira, 23 de Maio de 2025
  1. Home
  2. Política
  3. PP e União Brasil selam federação em SC

Política

PP e União Brasil selam federação em SC

Ontem, na Assembleia Legislativa, os três deputados estaduais do Progressistas, e os três do União Brasil, realizaram a primeira reunião, desde que foi anunciada a federação partidária entre as duas legendas. O União Progressista, que é fruto da parceria entre os dois partidos, terá a segunda maior bancada do parlamento catarinense, atrás apenas do PL, do governador Jorginho Mello. O grupo conta com os deputados José Milton Scheffer, Pepê Colaço e Altair Silva, do Progressistas, e Jair Miotto, Sérgio Guimarães e Marcos da Rosa, do União Brasil. Em nível nacional, a federação nasce com 109 deputados federais, 14 senadores, 1.400 prefeitos e 12 mil vereadores. Dentre os deputados federais está Fábio Schiochet, do União Brasil catarinense, e dentre os senadores está Esperidião Amin, do Progressistas.

A principal missão dos parlamentares, a partir de agora, é apaziguar os ânimos nas bases dos dois partidos, especialmente no Sul do Estado, onde na maioria dos municípios Progressistas e União Brasil vinham trilhando caminhos distintos, ao longo dos últimos anos. Ontem mesmo os filiados do União Brasil de Balneário Gaivota, por exemplo, promoveram uma reunião e deliberaram pela desfiliação do partido. No ano ado, durante a eleição municipal, a legenda fez oposição ao Progressistas. O vereador Leonardo Coelho Dornelles, eleito pelo União Brasil em 2024, é de uma tradicional família vinculada historicamente ao MDB, e só não disputou a eleição pelo partido por conta de uma aliança que este promoveu com o Progressistas, tanto na eleição ada quanto na anterior. Por esta, e por outras, sentar na mesma mesa de negociações com líderes do partido de Zé Milton Scheffer é algo fora de cogitação.

Outra situação que precisa ser equacionada pelo União Progressista é o seu futuro comando. Em princípio, tanto o senador Esperidião Amin quanto o deputado Fábio Schiochet têm interesse em presidir a federação. Ambos têm conversado a respeito de 2026 tanto com Jorginho Mello quanto com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, que é pré-candidato do PSD ao Governo do Estado. A tendência, no entanto, é que, independentemente de quem seja seu presidente, a federação União Progressista faça parte da aliança do governador Jorginho Mello, assim como o MDB.

Finais

E o grupo político que comandou o União Brasil nos últimos anos, em Balneário Gaivota, e que deverá deixar o partido por conta da federação com o Progressistas, está avaliando duas possibilidades futuras: migrar para o MDB ou para o Republicanos. Com a troca de comando no MDB municipal, que ou a ser exercida a partir desta semana pelo empresário Joaci Silva de Oliveira, o partido se tornou simpáticos a figuras como o vereador Leonardo Dornelles e o Secretário Municipal de Turismo, João Jaques, ambos filiados ao União. Já o Republicanos é um partido atraente por conta da filiação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que deverá ser candidato a Presidência da República ano que vem, com grandes chances de vitória, o que fatalmente fortaleceria a legenda nos municípios.


E o Governo Federal está estudando uma forma de devolver o dinheiro que foi descontado indevidamente de milhões de aposentados, fruto de fraudes patrocinadas principalmente por sindicados e associações, através do INSS. Até onde é sabido, o rombo já ultraa os R$ 6 bilhões. O interessante é que, ao invés de acionar os golpistas, os obrigando a devolver o dinheiro descontado, o governo quer usar os impostos do contribuinte para pagar uma dívida que é exclusivamente de sua responsabilidade; se não, por coautoria, no mínimo por omissão. O cenário é bem claro: primeiro deixa-se roubar do povo. Depois, cobra-se do povo para pagar o prejuízo causado pelo roubo. Vale lembrar que, por muito menos que isto, Dilma Rousseff foi cassada. Já, Lula, vai dizer que não sabia de nada e mandar o barco seguir.

Projeto Orelhinhas vai oferecer cirurgias gratuitas para estudantes da rede pública de Araranguá Próximo

Projeto Orelhinhas vai oferecer cirurgias gratuitas para estudantes da rede pública de Araranguá

DOBRADINHA DOS PROGRESSISTAS: Partido se organiza na região e vem forte para as eleições (video) Anterior

DOBRADINHA DOS PROGRESSISTAS: Partido se organiza na região e vem forte para as eleições (video)

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.