Nesta terça-feira (20), o presidente da Comissão Especial Temporária da Câmara de Vereadores de Araranguá, Joel Casagrande, e o vice-presidente, Juliandro Jacques, deram início a um roteiro de mobilização nos municípios da Amesc. O objetivo é ampliar o apoio institucional ao movimento pela construção do Túnel do Morro dos Cavalos, ou de uma alternativa viária que solucione os gargalos no trecho da BR-101, em Palhoça.
A comitiva visitou, nesta tarde, as Câmaras de Vereadores dos municípios de Praia Grande, São João do Sul, Santa Rosa do Sul e Sombrio, onde foi recebida por presidentes e vereadores, onde protocolou um ofício solicitando o engajamento das Casas Legislativas na causa regional.
O documento destaca os impactos negativos que a precariedade da infraestrutura rodoviária gera há décadas no Sul catarinense, prejudicando o escoamento da produção, a segurança dos usuários da via e o desenvolvimento econômico dos municípios da região. "A união de todos será decisiva para sensibilizar as autoridades quanto à urgência dessa obra. Dependemos da capital para atendimentos em saúde, para escoar a produção e muitas outras demandas", destacou o presidente da Comissão, vereador Joel Casagrande.
A mobilização teve início no começo deste mês, quando a Comissão Especial Temporária da Câmara de Vereadores de Criciúma, presidida pelo vereador Marcos Machado esteve em Araranguá para articular o fortalecimento do movimento. Durante o encontro, o presidente Paulinho Souza definiu que Araranguá também criaria uma Comissão Temporária, com o objetivo de unir esforços e expandir o debate para todo o Sul do Estado. “Isso não pode ser uma pauta só de Criciúma, Araranguá e Tubarão, mas sim de toda a região”.
Agora, a Comissão araranguaense avança com o trabalho de mobilização. O roteiro de visitas nas Câmaras do Extremo-Sul continua nesta quarta-feira (21) e quinta-feira (22), com novos encontros em outras cidades da Amesc.