• Sexta-feira, 23 de Maio de 2025
  1. Home
  2. Política
  3. Jorginho Mello está jogando o jogo certo

Política

Jorginho Mello está jogando o jogo certo

Governador Jorginho Mello (PL) aproveitou o preâmbulo do deputado federal e presidente estadual do Republicanos, Jorge Goetten, e também anunciou seu apoio a deputada federal Carol de Toni (PL), em seu projeto de disputar o Senado Federal ano que vem. Com isto, das quatro vagas majoritárias da coligação de Jorginho, em 2026, duas já estão ocupadas: uma por ele, à reeleição, e outra por Carol, ao Senado.

A fala do governador praticamente sepulta as pretensões da também deputada federal criciumense, Júlia Zanatta (PL), de disputar o Senado, pois o governador precisará de espaço na majoritária de sua coligação para abrigar as pretensões de outros partidos. Em um primeiro momento estão na fila o MDB, a federação União Progressistas, e a possível futura federação PSDB/Podemos.

Levando-se em conta o peso destes grupos políticos, o mais provável é que o MDB concorra como vice de Jorginho Mello, através do deputado estadual Antídio Lunelli, e o União Progressistas indique o senador Esperidião Amin para fazer dobradinha com Carol de Toni.

O PSDB e o Podemos, também estão bastante próximos do governador, ainda que o presidente estadual tucano, o deputado estadual Marcos Vieira, já tenha se lançado como pré-candidato ao Governo do Estado. Marcos Vieira, no entanto, não tem artilharia para concorrer a governadoria com chances de eleição. O mais provável é que ele esteja meramente protagonizando um balão de ensaio, de olho em um espaço mais robusto na disputa estadual do ano que vem.
Pelo que vem sendo montado por Jorginho Mello até agora, não resta dúvidas que o governador está fortemente imbuído do desejo de conquistar a reeleição antes mesmo do início da campanha. Com exceção dos partidos de esquerda, ele tem aberto espaço em seu governo para todas as demais agremiações políticas, buscando isolar o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, que é pré-candidato ao governo pelo PSD; o que, diga-se de agem, tem conseguido.

Finais

O Podemos de Balneário Gaivota ou a contar com um novo presidente. Marcelo Aguiar Alves foi oficializado no comando da legenda durante uma reunião realizada na manhã de ontem, na sede estadual do partido, em Florianópolis. A escolha faz parte de uma estratégia para fortalecer a presença do partido nos municípios catarinenses, com vistas às eleições de 2026. Marcelo possui uma trajetória de destaque na política local, tendo sido candidato a vereador em 2016, pleito em que recebeu 229 votos. Além disso, exerceu cargos no Executivo Municipal, como o de Chefe de Gabinete do prefeito Kekinha dos Santos (PSDB), entre 2021 e 2022, e de Secretário de Meio Ambiente, nos anos de 2023 e 2024. Atualmente ele é o responsável pelo setor de iluminação pública do município. Notadamente, a deputada estadual Paulinha Silva, que é a presidente do Podemos em Santa Catarina, tem trabalhado pessoalmente na reconfiguração de seu partido, objetivando ampliar sua base de apoio, com vistas a disputar a Câmara dos Deputados, no ano que vem.


Coordenador Regional do PL, André Coelho Fernandes, disse que o governador Jorginho Mello (PL) irá confirmar a data de sua vinda à nossa região depois do próximo dia 18, quando se dará seu retorno de uma missão aos Estados Unidos. Em princípio, a vinda está pré-agendada para a semana posterior, mas ainda sem confirmação de dia específico, de acordo com o Coordenador. Na ocasião, o governador se reunirá com os prefeitos da região, na sede da Amesc, em Araranguá, promovendo a liberação de recursos para projetos já cadastrados pelas Prefeituras Municipais. Em contato com a imprensa, o secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, já adiantou que serão liberados os R$ 28 milhões solicitados pelo Executivo araranguaense para a construção da ponte sobre o rio Araranguá, no distrito de Hercílio Luz, como também os recursos necessários para a construção de uma ciclovia, entre Araranguá e Balneário Arroio do Silva. Os demais municípios da região deverão receber entre cinco e R$ 10 milhões para investimentos em obras.

Documentos do Jerva enriquecem a nova exposição do museu Próximo

Documentos do Jerva enriquecem a nova exposição do museu

Unesc promove ação gratuita no calçadão de Araranguá neste sábado Anterior

Unesc promove ação gratuita no calçadão de Araranguá neste sábado

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.