Decisão do deputado estadual José Milton Scheffer (PP) de concorrer ou não a deputado federal em 2022 a, necessariamente, pela figura do ex-deputado federal Jorge Boeira (PP), nome sempre lembrado por seu partido para uma nova disputa à Câmara Federal. O ex-parlamentar, que acumular cinco mandatos na Câmara Federal, é tido como o nome prioritário do PP, no Sul do Estado, para uma nova disputa. Caso Boeira opte por voltar ao certame eleitoral, na condição de candidato a federal, caberia a Zé Milton uma nova disputa a estadual. Vale lembrar que Zé Milton também é cotado para assumir uma vaga no Tribunal de Contas do Estado, condição esta que a pela indicação do governador Carlos Moisés da Silva (PSL).
Educação tem tirado o sono dos prefeitos
Prefeitos de nossa região estão se vendo as avessas para conseguir emplacar os 25% do orçamento dos municípios na Educação, conforme preceitua a Constituição Federal. O percentual ficou praticamente inatingível por conta da pandemia de Covid-19, que suspendeu as aulas presenciais em todo o Estado desde o mês de março. Com isto, uma série de despesas operacionais, e de custeio, acabaram não existindo. Manutenção de veículos, merendas, materiais escolares e reformas de escolas, por exemplo, praticamente não existiram. Literalmente, no fim das contas, boa parte do dinheiro que era para ir para a Educação acabou ficando no caixa das prefeituras, só que isto é ilegal.
Para tentar resolver o problema, muitos prefeitos da região aram a trocar a frota da Educação, a fazer reparo nas escolas, e a comprar materiais escolares para 2021. Mesmo assim, na grande maioria dos casos, está sendo difícil de se atingir os tais 25% de investimento no setor. Em princípio, o Tribunal de Contas do Estado diz que, de sua parte, não tem muito o que fazer, já que o tema é normatizado pela Constituição Federal. A solução seria a sanção de uma lei federal que abrisse uma exceção para 2020, por conta dos fatos. A lei, no entanto, sequer está sendo discutida no Congresso Nacional. Enquanto ela não existir, o que vale para julgamento das contas dos prefeitos, neste ano, é a obrigatoriedade de se investir os tais 25%. Quem não o fizer terá as contas rejeitadas em 2020.
Candidatura de Ricardo Ghellere a deputado já preocupa PP
Bases do PP na região já começam a se preocupar com a provável candidatura de Ricardo Ghellere (PRTB) a deputado estadual em 2022. Com um discurso francamente conservador, Ricardo acabou amealhando boa parte dos progressistas de Araranguá para sua campanha a prefeito neste ano, tirando todas as chances de eleição de Daniel Viriato Afonso (PP). Na mesma lógica, em nível regional Ricardo acaba sendo uma franca ameaça à candidatura a reeleição do deputado estadual José Milton Scheffer (PP), ou a alguém que venha substituí-lo no certame eleitoral, caso a opção do parlamentar seja disputar a Câmara Federal.
Pedágios devem começar a ser cobrados em março
Praças de pedágio que estão sendo implantadas na BR 101, em São João do Sul, Araranguá, Tubarão e Imbituba, não deverão entrar em atividade até o final de fevereiro. Pelo menos esta é a estimativa da CCR, empresa que ganhou a licitação para fazer a manutenção da rodovia por 30 anos, e a respectiva cobrança pelos serviços. Em princípios, os próximos meses serão destinado a fazer as adequações necessárias na 101, conforme preceitua o contrato de concessão, e, por óbvio, construir as praças de pedágio. A estimativa é que este trabalho dure 90 dias. Por enquanto somente se aram 15 dias, desde que as obras foram iniciadas.
Benedet pode apoiar Vampiro, se ele for à federal
Informação dando conta que grande parte da base do MDB no Sul do Estado apoiaria um possivel projeto do ex-deputado federal Ronaldo Benedet (MDB) de voltar a disputar a Câmara Federal em 2022 deixou grupo ligado ao deputado estadual Luiz Fernando Vampiro (MDB) de orelha em pé. É que Vampiro também nutre a mesma intenção, e tem trabalhado nos últimos dois anos com o franco objetivo de viabilizar seu projeto. O problema dele é que, internamente, no Sul do Estado, Benedet ainda é aquele político que consegue reunir a maior quantidade de lideranças emedebistas em torno de um projeto voltado ao parlamente federal. Para sorte de Vampiro, no entanto, Benedet tem dito que caso este seja seu desejo, ele o apoiará integralmente. Questão agora é convencer as bases emedebistas.