Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Sombrio, Rafael da Silva Santos, o Rafa Enfermeiro (PL), não esconde sua pretensão de disputar a Prefeitura Municipal em 2028.
Em 2019, seu partido abriu mão da filiação da prefeita Gislaine Dias da Cunha para viabilizar o projeto emedebista de continuar no comando do Executivo Municipal.
Egressa do PL e filiada ao MDB, Gislaine venceu a disputa pela prefeitura em 2020 e repetiu a atuação em 2024.
Nas conversas de bastidores, o PL acredita que Gislaine poderia ter sido eleita nos dois pleitos pelo partido, com o apoio do Progressistas. Este assunto, no entanto, não vem a público, para não ferir os sentimentos dos emedebistas.
De fato, especialmente na eleição de 2020, não faltaram emissários progressistas fazendo propostas para que a então vice-prefeita rompesse com o então prefeito Zênio Cardoso (MDB), para compor uma dobradinha com estes, que indicariam seu companheiro de chapa.
Como águas adas não movem moinhos, Gislaine segue o barco filiada ao MDB, mas sem esconder seu apreço pelo PL, partido no qual militou durante vários anos. Por sua vez, Rafa Enfermeiro é o principal líder local da legenda, já que acumula dois mandatos de vereador pela sigla, já foi Secretário Municipal da Saúde e atualmente preside o legislativo municipal.
A grande questão é saber se o MDB está disposto a abrir mão da cabeça de chapa em uma eleição majoritária para apoiar outro partido.
Em princípio não, mesmo porque a legenda sonha em emplacar seu quinto prefeito consecutivo em 2028, e, neste sentido, os olhares estão voltados para o vice-prefeito Jeriel Isoppo (MDB).
Qualquer articulação com vistas ao próximo pleito eleitoral, no entanto, a necessariamente pela eleição estadual do ano que vem.
Caso o governador Jorginho Mello (PL) consiga emplacar um segundo mandato isto fortalecerá a pretensão de Rafa Enfermeiro.
Caso o governador não se reeleja, será o MDB quem terá mais força para impor uma nova candidatura a prefeito de Sombrio, trazendo o PL a seu reboque, muito provavelmente como candidato a vice.
O interessante da história é que, em nível estadual, o MDB deverá concorrer como vice de Jorginho Mello. Sendo assim, os emedebistas sombrienses terão que trabalhar pela reeleição do governador, mesmo sabendo que isto poderá os prejudicar na próxima eleição municipal.
Outro fato dicotômico é a provável candidatura do deputado estadual José Milton Scheffer (PP) à Câmara dos Deputados.
Tanto o MDB quanto o PL de Sombrio irão torcer para que ele se eleja, pois, do contrário, Zé Milton será candidato natural a Prefeitura de Sombrio em 2028, em um projeto que dificilmente contaria com um adversário à altura.
Finais
Deputado estadual Volnei Weber (MDB) anunciou sua decisão de não disputar à reeleição ano que vem. No embalo, ele declarou apoio ao ex-prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch (MDB), na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa ano que vem. Jorge Koch foi vereador de seu município entre 1983 e 1988, e prefeito entre 2017 e 2024. Entre 1990 e 2005 ele foi delegado de polícia da Comarca de Orleans.
A candidatura ao parlamento catarinense do ex-prefeito de Orleans é uma pedra no sapato de qualquer candidato a deputado estadual que se lançar pelo MDB de Criciúma.
Com sua base eleitoral primária na região de Tubarão, Volnei Weber também entrava bem na região carbonífera, mas Jorge Koch conseguirá muito mais aliados que seu padrinho político.
Governador Jorginho Mello (PL) propôs ao Governo Federal que a BR 282, entre Florianópolis e o Extremo Oeste do Estado, na fronteira do Brasil com a Argentina, seja estadualizada. De acordo com o governador, se isto for viabilizado o governo catarinense ficará responsável por todas as obras necessárias para que a rodovia se adeque a demanda do Estado.
A 282 possui uma extensão de 680 quilômetros, com apenas quatro quilômetros duplicados. No embalo, bem que o governador poderia propor a estadualização da BR 285, entre Sanga da Toca e o limite entre Timbé do Sul e São José dos Ausentes (RS).
São apenas 50 quilômetros em solo catarinense, mas o desprezo do Governo Federal com a rodovia tem a mesma extensão da 282.