• Domingo, 25 de Maio de 2025
  1. Home
  2. Política
  3. Cesar Cesa não pretende brincar em serviço

Política

Cesar Cesa não pretende brincar em serviço

Prefeito eleito de Araranguá, César Cesa (MDB), concedeu entrevista coletiva, ontem, ao lado do vice-prefeito eleito, Tano Costa (PSD). Na oportunidade fez o anúncio da grande maioria dos nomes que comporão o primeiro escalão de seu governo.  

César respondeu a uma série de perguntas, deixando evidenciado que sua gestão deverá se pautar em quatro pilares básicos: eficácia na máquina pública, valorização do setor fabril local, liquidez da dívida ativa do executivo, e, por óbvio, execução de seu plano de governo. 

Os quatro pontos estão totalmente interligados, e foram detalhados ao longo das respostas do futuro prefeito. César vê muita inoperância na máquina pública municipal de Araranguá. Elogiou o funcionalismo público, em especial os concursados, mas ressaltou que irá corrigir todas as distorções que existirem na relação capital-trabalho. Só faltou dizer que vadio não trabalhará com ele. Também fez críticas a vários contratos de terceirização com a Prefeitura Municipal, que, de acordo com ele, são caros e ineficientes em sua maioria.  

Instigado a falar sobre a vinda de empresas de grande porte para Araranguá, César Cesa fez uma veemente defesa dos empresários locais, ressaltando que existem no município mais de 270 atividades fabris, que geram milhares de empregos, mas que estão esquecidas pelo poder público. Disse que quer fomentar o fortalecimento destas empresas e incentivar a abertura de quantas outras forem possíveis, para garantir a estabilidade econômica do município, evitando, com isto, as oscilações a que estão mais sujeitas as empresas de médio e grande porte.  

César Cesa também enfatizou a necessidade de se cobrar a dívida ativa municipal, estimada em quase R$ 90 milhões, dinheiro este mais do que suficiente para equilibrar as finanças do município, fazer caixa e alicerçar investimentos futuros de curto e médio prazo. Paralelo a isto, o futuro prefeito reafirmou seu compromisso com seu projeto de governo, que inclui o enxugamento da máquina pública, o investimento em obras estruturais, a conclusão das obras paradas e o fomento a economia local.  

Em princípio, o pensamento istrativo de César Cesa está afinado com a gestão pública contemporânea. Ele precisará, no entanto, que sua equipe siga seus os, de modo a fazer com que a teoria se torne prática. Feito isto, conseguirá sintonizar a gestão pública municipal araranguaense com o que há de mais moderno no mundo, no que diz respeito a comandos municipais.   

 

Eleitos nas Comarcas de Sombrio e Santa Rosa são diplomados  

Justiça Eleitoral da Comarca de Sombrio diplomou prefeitos, vices e vereadores eleitos no último dia 15 de Novembro nos municípios de Sombrio, Balneário Gaivota, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Praia Grande e o de Torres. Em Sombrio e São João do Sul, o executivo municipal continuará sendo comandado pelo MDB. Em Gaivota, Santa Rosa e o de Torres a oposição venceu a disputa municipal, desalojando, respectivamente, PP, PSD e MDB do poder. Já em Praia Grande, PP assumirá no lugar do PSL, que era seu aliado oficial durante a eleição. Todavia, isto não significa continuidade na gestão municipal, já que o PP bancou uma candidata própria, independentemente da vontade do atual prefeito Henrique Maciel (PSL).  

 

Gislaine Cunha é diplomada primeira mulher prefeita de Sombrio  

Fato histórico acabou sendo configurado ontem durante as posses realizadas pela Justiça Eleitoral da Comarca de Sombrio. Tratou-se de diplomação da atual vice-prefeita de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha (MDB), para o exercício do cargo de prefeita, a partir de 1º de janeiro. Pela primeira vez o município será istrado, durante todo um mandato, por uma mulher. Gislaine já havia assumido o comando da Prefeitura de Sombrio em diversas ocasiões, ao longo da atual gestão do prefeito Zênio Cardoso (MDB). Agora, no entanto, será a titular da pasta. Em nossa região, até hoje, apenas Geci de Oliveira Casagrande (MDB), em Santa Rosa do Sul, havia chegado a este posto através de eleição direta. Ela istrou seu município por dois mandatos, entre 2005 e 2012. 

 

Kekinha diz que não serão itidos desmandos em Gaivota  

Prefeito eleito de Balneário Gaivota, Kekinha dos Santos (PSDB), deverá anunciar ao longo da próxima semana os nomes escolhidos para compor o primeiro escalão de sua gestão. Num primeiro momento, nem todas as secretarias e diretorias terão nomeações, por uma questão de contenção de custos. Aqueles que estão sendo convidados a trabalhar na próxima gestão gaivotense, no entanto, já foram bem avisados: não serão itidos desmandos, malversação do direito público e, muito menos, desvios. Quem seguir por este caminho estará fora do governo de forma sumária. De acordo com o prefeito, Balneário Gaivota será istrado de forma totalmente transparente, sem apadrinhamentos, ou formação de grupelhos políticos encastelados dentro do poder.  

 

Maureci Rodrigues diz que vai dar agilidade a FAMA 

Futuro presidente da Fundação Ambiental do Município de Araranguá, a Fama, Maureci Rodrigues, diz que vai dedicar as primeiras semanas de sua gestão ao estudo de mecanismos para desburocratizar os serviços do órgão. Especialmente no que diz respeito a expedição de licença ambiental, há severas críticas aos órgão reguladores do setor. “O mundo de hoje exige agilidade. Não é mais issível que uma simples em um papel leve dias para acontecer. Isto acaba travando todo um processo de produção. Na Fama, dentro da legalidade, nós vamos nos esmerar pela eficiência e pela eficácia”, comenta o novo presidente. Maureci também disse que vai trabalhar firme na realização de campanhas ambientais e na preservação dos recursos hídricos do município.  

Matriz de risco aponta 15 regiões em estado gravíssimo Próximo

Matriz de risco aponta 15 regiões em estado gravíssimo

Metalenge leva a alegria do Natal para moradores da região Anterior

Metalenge leva a alegria do Natal para moradores da região

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.