Meleiro
Para garantir uma boa safra, a quantidade de água necessária para o cultivo de arroz irrigado depende de vários fatores, como o clima, o manejo do solo, a época de semeadura e a cultivar.
Todos estes fatores contribuíram para a safra de arroz que começa a ser colhida no segundo município do vale do Araranguá que mais produz o cereal.
De acordo com o produtor de arroz e associado da Cooperativa de Irrigação de Meleiro, COIMEL, Miguel Izé da Rosa, os produtores de arroz não tiveram problemas de abastecimento de água nas suas canchas e as chuvas vieram na hora certa, sem comprometer a lavoura.
“A água é fundamental para o desenvolvimento do arroz irrigado, porque ela controla as plantas daninhas, a incidência de pragas, doenças e, ajuda na disponibilidade de nutrientes do solo”, destaca.
A COIMEL atua com uma patrulha de máquinas que auxilia os associados no manejo da água proveniente dos rios e lagoas para a inundação das lavouras.
Na foto, o produtor associado da cooperativa de irrigação em visita ao Prefeito Anderson Scardueli, Nino.
Fique por dentro!
A quantidade de água necessária para produzir um quilograma de arroz pode variar, mas estima-se que seja de cerca de 1.300 litros.
Os métodos de irrigação do arroz são: Inundação, Subirrigação, Aspersão. O método mais utilizado no Brasil é o de irrigação por inundação contínua.