Na tarde da última sexta-feira, 21, a reitora da UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense), Luciane Ceretta, recebeu o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves (Neguinho), para tratar de alguns assuntos, dentre eles o projeto que o município tem para a despoluição do Rio Mãe Luzia.
O pedido feito à universidade foi para que disponibilizasse profissionais capacitados para auxiliar na parte técnica e nos estudos, e foi prontamente atendido pela reitora.
“Esta é uma causa que representa muito do que a UNESC defende. Sem dúvida nenhuma, podem contar com a gente desde já. Teremos orgulho em fazer parte desse trabalho”, afirma Luciane.
O projeto tem uma visão voltada para o futuro do município, visto que a perspectiva de conclusão é para o ano de 2045, porém com ações importantíssimas no presente.
Neguinho enfatiza: “É uma proposta audaciosa e muito relevante para toda a região, visto que o rio tem capacidade de abastecer, com água potável, a população dos sete municípios por onde percorre”.
Também participou da reunião o representante regional do movimento nacional ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), Fernando Barbosa.
Segundo ele, esse projeto é o terceiro maior, em termos de sustentabilidade e meio ambiente, das Américas.
Barbosa e Neguinho levarão a proposta, primeiramente, à COP30, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém do Pará, em novembro deste ano.
Após essa etapa, será o momento de buscar recursos internacionais para viabilizar a realização da obra.