MDB de Turvo ainda não conseguiu chegar a um denominador comum, no que diz respeito ao nome que irá representar a sigla na disputa pelo executivo municipal neste ano. Em princípio, ime persiste porque tanto o vice-prefeito Edson Pisca Dagostin, quanto o ex-prefeito Heriberto Afonso Schmidt, pretendem disputar o cargo de prefeito. Pisca já tem o apoio público do prefeito Tiago Zilli (MDB), que abriu mão do direito de ir à reeleição. Ainda assim, a disputa interna é pesada, pois Heriberto acumula três mandatos de prefeito, e possui bom trânsito dentro do diretório do partido. Já, a favor de Pisca, pesa justamente o fato de Tiago estar manifestando apoio a ele, e pregando a continuidade da renovação partidária. Todavia, se a disputa recair sobre o diretório, o resultado será imprevisível.
Daniel será o candidato do PP em Araranguá
Progressistas de Araranguá demorou, mas acabou se decidindo por indicar o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Daniel Viriato Afonso, como seu candidato a prefeito no pleito eleitoral deste ano. A indicação de Daniel se eu depois que o prefeito Mariano Mazzuco Neto (PP) declinou da possibilidade de concorrer à reeleição. O chefe do executivo disse ter chegado a conclusão de que “é hora de descansar, depois de mais de 50 anos de militância política”.
Exercendo o mandato de prefeito pela terceira vez, e já tendo sido vice em outras duas ocasiões, Mariano considera, e com razão, que já tenha dado sua contribuição para seu partido. No início deste ano ele havia concedido entrevista, dizendo que suas chances de disputar um novo mandato eram de apenas 5%, o que acabou levando Daniel Viriato a começar a se preparar para a disputa de 2020.
O nome de Daniel surge como algo natural no processo, já que os movimentos dentro de seu partido levavam a crer que ele é quem seria de fato o candidato da sigla na disputa pelo executivo, e não Mariano. Com a indicação, o Progressistas também ganha fôlego, diante da novidade da candidatura ora posta. Traz-se ao cenário eleitoral um fato novo, que Mariano não representaria, diante de uma nova realidade política, carente de espírito novo.
Em São João do Sul dobradinha deverá ser reeditada
Prefeito de São João do Sul, Moacir Teixeira (MDB), deverá disputar a reeleição tendo como companheiro de chapa o atual vice, Edinho Trajano (PP). A dupla foi composta em 2016, quando Moacir estava filiado ao PSD, e acabou vencendo a disputa municipal com mais de 70% dos votos, diante da oposição, que se articulou através da candidatura de João Cardoso, a época filiado ao PPS, mas que hoje está no Solidariedade. Para o pleito deste ano, Moacir conseguiu manter praticamente todo o grupo que o apoiou no pleito ado, e aguarda, para saber se terá opositor. Em princípio, se houver, ele estará filiado a um pequeno partido, a exemplo da força política que tinha o PPS no pleito de 2016, o que é um indicativo de que a campanha de Moacir, rumo a um novo mandato, não deverá sofrer grandes turbulências.
Situação em Gaivota deve ir com dobradinha PP/MDB
Coligação de situação em Balneário Gaivota parece ter chego a um denominador comum, quanto ao lançamento de seus candidatos a prefeito e a vice. Em princípio, o ex-secretário de istração e Finanças, Carlinhos Gomes (PP), deverá ser candidato a prefeito, tendo o ex-vereador Ênio Ramos (MDB) como candidato a vice. Aliança tem o apoio do PSD, PT e PL. Carlinhos e Ênio substituirão os ex-pré-candidatos Êvanio Iris Machado, o Machadinho (PSD) e Guidi Matos (MDB), que desistiram da disputa na semana ada. O presidente do PSD, ex-prefeito Valcir Ferreira Pereira, disse que o partido ainda poderá apresentar um nome para encabeçar a majoritária. Neste sentido, ele lembra que o PSD conta com a filiação do ex-vice-prefeito Dário Quintino Domingos. A possibilidade de uma reconfiguração na majoritária, no entanto, é remota.
PL de Sombrio está apostando em candidatos populares
PL de Sombrio tem apresentado pré-candidatos a vereador bastante populares. Dois deles são o sargento Mariozam Pereira, e o funcionário público federal Ademir Oliveira dos Santos, o Ademir do INSS. Mariozam foi candidato a deputado federal em 2018, pelo Patriota. Figura bastante conhecida no município, por sua atuação ao longo de 30 anos na Polícia Militar, tem forte ligação com as causas comunitárias. Já Ademir, por sua atuação na Previdência Social da região, acaba tendo forte ligação com a área social. Há mais de uma década ele também mantém participações semanais em programas de rádio, orientando a população, de forma voluntária, sobre como realizar encaminhamento de benefícios, pensões e aposentadorias, o que é um diferencial a seu favor.