Na manhã de sábado (23), será realizado na cidade de Araranguá, o teste de aptidão física – TAF - para os guarda-vidas civil.
Em um primeiro momento será preciso completar um percurso de 500 metros de natação em até 12 minutos para homens e mulheres e corrida de 1600 metros até 8 minutos para homens e 9 para mulheres.
Os aprovados am para o Curso de Formação de Guarda-Vidas Civil onde serão ministradas aulas sobre recuperação de afogado, treinamento físico, dia-a-dia do Guarda Vidas Civil (GVC), noções sobre mar, água doce, água viva e demais funções atribuídas aos GVCs.
Todo ano milhares de pessoas se afogam e o trabalho desses homens e mulheres é de fundamental importância para o resguardo da vida da população.
“Antigamente nós nos chamávamos salva-vidas e essa mudança para guarda-vidas se deu pelo entendimento de trabalharmos com a prevenção de acidentes e não somente após o afogamento já ter o corrido, o trabalho de prevenção é a melhor alternativa para o resguardo da população” comenta um dos candidatos que já trabalhou por 5 temporadas na função.
Fonte: Redação