• Domingo, 25 de Maio de 2025
  1. Home
  2. Geral
  3. Cis/Amesc existirá, mas “não funcionará”

Geral

Cis/Amesc existirá, mas “não funcionará”

Reunidos para deliberar sobre futuro do CIS/Amesc, prefeitos de nossa região decidiram, ontem, que entidade permanecerá ativa, mas sem funcionamento prático, por ora. O órgão é o responsável por deliberar sobre interesses do setor da saúde dos municípios aqui do Extremo Sul Catarinense, o que inclui compra de medicamentos, de consultas médicas e exames, em grandes quantidades, o que, teoricamente, representaria economia para os cofres públicos das prefeituras.  

O grande problema é que o CIS/Amesc acumulou uma dívida milionária ao longo dos últimos anos, estimada entre R$ 13 milhões, e R$ 18 milhões. O valor exato só será sabido após a realização de uma auditoria para este fim.  

Sem deter a confiança da maioria dos prefeitos que foram empossados no último dia 1º, o órgão deixará de ser uma entidade autônoma. Seu quadro funcional será dispensado e alguns funcionários serão alocados dentro da sede da Amesc, para que os trabalhos sejam retomados dali, mas meramente do ponto de vista istrativo.  

As prefeituras, por sua vez, irão se associar ao CIS/Amrec, que é o Consórcio Intermunicipal de Saúde da região de Criciúma. Algumas, aliás, já estavam lá. A expectativa é que o CIS/Amesc possa ser recuperado, para que as prefeituras de nossa região possam voltar a fazer suas operações através dele. O prefeito de Ermo, Paulo Della Vechia (MDB), será o presidente do Consórcio.  

 

Diretoria do CIS/Amesc será composta por cinco prefeitos

Diretoria do novo CIS/Amesc será composta pelo prefeito de Ermo, Paulo Della Vechia (MDB), que será seu presidente, e também pelos prefeitos de Araranguá, César Cesa (MDB), de Meleiro, Eder Mattos (PL), de Praia Grande, Fanica Machado (PP) e de Santa Rosa do Sul, Almides da Rosa (PSDB), que, em princípio, era cogitado para comandar a entidade. A coordenação dos trabalhos do CIS/Amesc será feita pelo novo secretário executivo da Amesc, Heriberto Schmidt. Em princípio, o objetivo principal é saldar as dívidas do órgão, recuperar a credibilidade junto a população e a fornecedores, e, por óbvio, coloca-lo novamente em atividade, enquadrado a legislação vigente.  

 

Assembleia tentará soltar Júlio Garcia via STF

Pelo menos em plenário, Assembleia Legislativa desistiu de aprovar expediente que reverta prisão domiciliar imposta ao presidente da Casa, deputado Júlio Garcia (PSD). Na semana ada ele foi preso, por suposto envolvimento em esquema de corrupção dentro do Governo do Estado, nas gestões de Raimundo Colombo (PSD) e Eduardo Moreira (MDB). A Assembleia aprovou resolução que determinava a soltura de Júlio, mas uma nova decisão da Justiça Federal o manteve preso. A própria Assembleia está tentando a soltura via Supremo Tribunal Federal. Paralelo a isto já começaram as movimentação para eleger Mauro de Nadal (MDB) como novo presidente da Casa.  

 

PSB tem nova coordenadoria regional

Coordenação regional do PSB mudará de mãos. O ex-vereador de Araranguá Kila Ghellere reará a função ao economista e comunicador Alex Bristot, que disputou a vice-prefeitura de Santa Rosa do Sul em novembro ado pelo PP. Recém filiado ao novo partido, Alex foi convidado para timonar o processo de reestruturaão da sigla em nível regional. Amanhã ele receberá uma comitiva de líderes estaduais e regionais do PSB, comandada pelo presidente estadual da sigla, o ex-deputado federal Cláudio Vignatti. O grupo cumprirá vasta agenda na região, com amplo roteiro junto aos veículos de comunicação.  

 

Kekinha irá anunciar série de obras na sexta-feira

Prefeito de Balneário Gaivota, Kekinha dos Santos (PSDB), promoverá coletiva de imprensa na sexta-feira, às 15h, juntamente ao vice-prefeito Jonatã Coelho (PSL). Na ocasião deverão ser anunciadas uma série de obras que serão realizadas nos próximos meses pela gestão municipal, assim como a elaboração de projetos, principalmente para o sistema viário gaivotense. Dentre os anúncios que serão feitos consta a construção da tão sonhada creche do bairro Santa Fé II, que atenderá, principalmente, áreas periféricas da sede municipal, em sua zona Norte. Região, aliás, desde sempre desassistida pelo poder público municipal, que finalmente começa a receber a atenção que merece.

Reitora da Unesc visita o Extremo Sul em busca de novas parcerias Próximo

Reitora da Unesc visita o Extremo Sul em busca de novas parcerias

Prefeitura de Maracajá lança edital de Processo Seletivo Anterior

Prefeitura de Maracajá lança edital de Processo Seletivo

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.