• Domingo, 25 de Maio de 2025
  1. Home
  2. Geral
  3. Assalto mostra fragilidade de nossa segurança

Geral

Assalto mostra fragilidade de nossa segurança

Assalto ao Banco do Brasil de Criciúma, na madrugada de ontem, reforça a tese de que Governo do Estado precisa tratar a segurança pública, do Sul catarinense, como prioridade. Aqui em nossa região, municípios como Balneário Gaivota e o de Torres estão entregues a criminalidade. Falta efetivo, falta investimento em equipes de inteligência, falta recursos tecnológicos, e, paralelo a tudo isto, falta presídios para manter bandido preso. Com a repressão aumentando cada vez mais no eixo Rio-São Paulo, será cada vez mais natural ações criminosas de vulto em Santa Catarina. Isto só não acontecerá se a repressão se der a contendo. Por enquanto, a bandidagem está fazendo a festa.

 

Sombrio irá retotalizar votos hoje 

Justiça Eleitoral da Comarca de Sombrio irá promover hoje, às 14h, retotalização dos votos das chapas proporcionais que disputaram as eleições municipais em Sombrio, no último dia 15. Durante a campanha, os candidatos a vereador do MDB, Janguinha Duarte, Nego Gomes, Carlinhos Gomes e Sí Baltazar tiveram o registro de suas candidaturas indeferidos em primeira instância. O MDB recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral e conseguiu a liberação das candidaturas, mas isto só aconteceu na semana da eleição. Por conta disto, todos concorreram sob judice, e seus votos não foram contabilizados para a legenda emedebista. No fim das contas, o resultado oficial divulgado na noite do dia 15, deu como eleito o candidato do PSDB, Jucimar Custódio, o Bujão. Em contrapartida, o candidato Dimi Cardoso (MDB), apareceu como primeiro suplente de seu partido.  

Com a retotalização que será feita hoje, os votos de Janguinha, Nego, Carlinhos e Sí farão com que Dimi e a condição de eleito, ocupando a vaga que, num primeiro momento, estava destinada a Bujão. Paralelo a esta situação, vem sendo discutida a possibilidade de que a Câmara Municipal aumente de 11 para 13 o número de vereadores, o que abriria vaga para Bujão e para um décimo terceiro vereador, a ser definido em nova retotalização. A Constituição Federal garante a municípios com mais de 30 mil habitantes, como é o caso de Sombrio, 13 cadeiras legislativas, ao invés das 11 atuais. Esta solicitação, no entanto, teria que ter sido feita à Justiça Eleitoral até 3 de Outubro de 2019, o que não aconteceu.  

 

PSL foi quem mais elegeu vices na região  

PSL foi o partido que mais elegeu vice-prefeitos nas eleições municipais deste ano, em nossa região. Emplacou as vice-prefeituras de Jacinto Machado, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e de Timbé do Sul, quatro no total. Já o MDB elegeu os vices de Sombrio, Santa Rosa do Sul e Morro Grande, totalizando três conquistas, a exemplo do PP, que elegeu os vices de Turvo, São João do Sul e Ermo. O PSDB elegeu os vices de Praia Grande e de Maracajá, e o PSD os vices de Araranguá e o de Torres. Por fim, o PL emplacou o vice de Meleiro. No que diz respeito aos prefeitos, MDB e PP elegeram cinco cada um, o PSDB elegeu dois, e PSD, PL e PSL elegeram um cada.   

 

Pelo menos dois secretários já estão definidos na região  

Aos poucos, secretários municipais das futuras gestões começam a ser convidados para compor as istrações que tomarão posse no próximo dia 1º. O primeiro nome da região a ser anunciado como novo secretário municipal foi o de Márcio Abatti, que ocupará a Secretaria de istração e Finanças da prefeitura de Balneário Gaivota. Márcio acumula doze anos de experiência nesta pasta, com agens pelas prefeituras de Jacinto Machado e o de Torres, como também pelo setor contábil da Prefeitura de Ermo. Quem também está carimbado para assumir uma secretária municipal é Remi Scheffer, que deverá ser secretário de istração e Finanças de Sombrio a partir de janeiro.  

 

PP de Sombrio deverá se dividir em duas alas para 2024 

ada eleição majoritária em Sombrio, algo parece bem claro na oposição. O PP deverá se dividir em suas alas. Uma comandada pelo ex-candidato a prefeito Cristian Rosa, e outra pelo vereador reeleito Peri Soares. Aquele que conseguir construir o melhor projeto com vistas à 2024 deverá ser o candidato da legenda para a próxima disputa municipal. Translúcida, também, é a intenção do ex-candidato a prefeito pelo PRTB, Clodoaldo Patrício, de voltar ao certame eleitoral municipal daqui à quatro anos. Com três mil votos para prefeito na bagagem, Clodoaldo, de cara, já é o melhor nome a vice de qualquer partido de expressão. Todavia, poderá bancar a cabeça de chapa pela oposição, na tentativa de trazer o PP a reboque.

DNIT participa de evento sobre tropeirismo com documentário da Serra da Rocinha Próximo

DNIT participa de evento sobre tropeirismo com documentário da Serra da Rocinha

PM baleado, durante o assalto em Criciúma,  precisa de sangue Anterior

PM baleado, durante o assalto em Criciúma, precisa de sangue

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.