• Quinta-feira, 29 de Maio de 2025
  1. Home
  2. Política
  3. Vice-eleito de Jacinto morre de Covid

Política

Vice-eleito de Jacinto morre de Covid

Em um ano para lá de atípico, mais um fato acomete nossa região: a morte do vice-prefeito eleito de Jacinto Machado, o vereador José Francisco Aguiar, o Zezinho (PSL). Egresso do PP, Zezinho se filiou ao PSL e ao longo de 2020 acabou se aproximando do MDB, do prefeito João Batista Mezzari, o Gaiola. A proximidade acabou resultando na dobradinha Gaiola/Zezinho, que venceu a disputa majoritária deste ano em Jacinto com ampla vantagem sobre a candidatura progressista.  

Na primeira quinzena deste mês, no entanto, Zezinho foi acometido pela Covid-19, e estava internado fazia duas semanas no Hospital São Judas Tadeu, de Meleiro. Aos 64 anos, o vice-prefeito eleito acabou não resistindo às complicações da infecção e faleceu na tarde de ontem, em meio aos preparativos que visavam transferi-lo para o Hospital São Donato, em Içara. Seu estado era grave.  

De acordo com a legislação, Jacinto Machado não terá vice-prefeito a partir do próximo dia 1º de janeiro. Gaiola tomará posse sozinho. Quando ele precisar se ausentar, para tirar férias, por exemplo, quem assumirá o mandato de prefeito será o presidente da Câmara Municipal de Vereadores. Por sua vez, a presidência da Câmara a para as mãos do vice-presidente do legislativo. Tanto o cargo de presidente, quanto de vice-presidente da Câmara, ainda será definido em votação, mas fatalmente ambas vagas serão ocupadas por vereadores do MDB, já que o partido elegeu seis, das nove cadeiras do legislativo municipal neste ano.   

Zezinho ainda tinha mais uma semana de mandato como vereador. Com o falecimento, a Mesa Diretora teria que convocar Valmir Possamai (PT), que ficou como primeiro suplente de sua coligação, na eleição de 2016, para cumprir o mandato até o final do ano.   

 

PSL ará a ter somente quatro vices  

PSL, que havia eleito cinco vice-prefeitos na região, no pleito eleitoral deste ano, acabará ficando com apenas quatro, no mandato 2021/2024, por conta do falecimento do vice-prefeito eleito de Jacinto Machado, Zezinho Aguiar (PSL). Além de Zezinho, também foram eleitos pelo PSL, no pleito de 15 de Novembro, os vice-prefeitos de Balneário Gaivota, Jonatã Coelho, de Balneário Arroio do Silva, Carlos Scarsanella, de Timbé do Sul, Téio Baesso e de Maracajá, Volnei Rocha. O partido ainda elegeu o prefeito de Arroio do Silva, Evandro Scaini.   

 

Zezinho Aguiar havia sido duas vezes vereador  

A morte do vereador e vice-prefeito eleito de Jacinto Machado, Zezinho Aguiar (PSL), foi profundamente sentida em seu município. Cumprindo seu segundo mandato na Câmara Municipal de Vereadores, Zezinho tinha como marca registrada a empatia e o eterno sorriso no rosto. O prefeito reeleito Gaiola Mezzari (MDB) emitiu nota, enaltecendo as qualidades de seu companheiro de chapa, na eleição municipal deste ano, ressaltando que “Zezinho era uma daquelas pessoas que levada a alegria consigo, por onde ava”. Em 2012, quando concorreu pela primeira vez ao legislativo, Zezinho foi o vereador mais votado de Jacinto, tendo sido o segundo mais votado na eleição de 2016. As excelentes votações, fruto de sua popularidade, lhe credenciaram a receber o convite para ser candidato a vice do prefeito Gaiola neste ano.  

 

Gislaine Cunha não pretende anunciar mudanças  

Futura prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha (MDB), não pretende fazer anúncio de seu primeiro e segundo escalão de governo. Ressalta que a equipe da atual gestão permanecerá praticamente a mesma, e que, por conta disto, não haveria muito sentido em ressaltar os poucos nomes que serão mudados. “Estamos, na verdade, mais focados em concluirmos as obras em andamento, e em darmos início às obras e ações de nosso plano de governo para o quadriênio 2021/2024”, ressalta a atual vice, que está tendo o prefeito Zênio Cardoso (MDB) como uma espécie de consultor, neste momento de transição.  

 

Moralidade chama atenção dos leitores da coluna 

é uma palavra inglesa que costumamos usar no jornalismo para nos referirmos ao retorno que temos do público, em relação ao que escrevemos ou falamos na imprensa. Neste mês, os dois principais s que tive em minhas colunas políticas estiveram ligados a temas ligados a moralidade na coisa pública. Um ligado as declarações do prefeito eleito de Araranguá, César Cesa (MDB), dando conta de que sua gestão apertará o cerco contra quaisquer desmandos na coisa pública. O outro disse respeito ao anúncio dando conta de que a futura gestão municipal de Balneário Gaivota terá na linha de frente da Secretaria de istração e Finanças uma equipe altamente técnica, e desvinculada de apadrinhamentos políticos, e voltada a produtividade. Tanto um, quanto outro assunto, tiveram ótimos s dos leitores. Fica a dica para os prefeitos que quiserem seguir o mesmo caminho.  

Caverá Country Park abre nesta quinta, 24, véspera de natal Próximo

Caverá Country Park abre nesta quinta, 24, véspera de natal

Promoção presenteou clientes da Contato em 2020 Anterior

Promoção presenteou clientes da Contato em 2020

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.