• Quarta-feira, 28 de Maio de 2025
  1. Home
  2. Política
  3. Redes sociais não estão sendo bem usadas pelos candidatos

Política

Redes sociais não estão sendo bem usadas pelos candidatos

Pouquíssimos candidatos majoritários, e proporcionais, estão utilizando um recurso para lá de eficiente para atingir o eleitoral de nossos municípios, no pleito deste ano: o impulsionamento de propaganda eleitoral nas redes sociais. Este expediente parece ter ado desapercebido para a absoluta maioria de nossos candidatos, que, a esta altura do campeonato, já não tem mais o que fazer. Dos poucos que estão utilizando esta ferramenta para vender seu peixe, junto aos eleitores, muitos o estão fazendo de forma equivocada. Estão impulsionando por conta própria, sem cadastro junto a Justiça Eleitoral, o que pode reder severas sanções, e até mesmo cassação de mandato, em caso de eleição.

 

Fanica tem 50,1% em Praia Grande 

Correio do Sul de hoje traz pesquisa contratada por sua editora, relativa ao município de Praia Grande, onde disputam o comando do executivo municipal os empresários Fanica Machado (PP) e Adelírio Monteiro (MDB). O cenário político que serve de pano de fundo para as duas candidaturas remota a eleições adas. Em 2016, Fanica já era cotado para disputar a prefeitura. Abriu mão desta pretensão, o que acabou criando espaço para que o atual prefeito, Henrique Maciel (PSL), fosse apoiado pelo grupo que hoje apoia o progressistas naquele pleito. À época, Henrique era filiado ao PSDB. Adelírio, por sua vez, também é um daqueles nomes que sempre foram lembrados para uma disputa majoritária pelo MDB. Ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal, e com agem pela Secretaria Municipal de Turismo, ele faz parte da cúpula emedebista há bastante tempo. 

Em linhas gerais, é verdadeiro afirmar que, em 2020, tanto Fanica, quanto Adelírio, finalmente atingiram o objetivo de pleitear o comando da Prefeitura Municipal de Praia Grande. Objetivo este acalentado há anos. 

No levantamento feito pelo INCOPE Pesquisas em Praia Grande, realizado no dia 31 de outubro, a apto a publicação a partir de hoje, de acordo com registro na Justiça Eleitoral sob o número SC 07603/2020, Fanica Machado aparece com 50,1% das intenções de voto, contra 33,8% de Adelírio Monteiro. Disseram que ainda estão indecisos 11,6% dos entrevistados, e outros 4,4% disseram que irão votar em branco, ou anularão seu voto. Estes percentuais tem como base a pergunta feita de forma estimulada aos entrevistados, que é quanto o pesquisador apresenta um cartão, como o nome dos candidatos a prefeito, e pergunta em qual daqueles nomes o eleitor votaria. A margem de erro da pesquisa é de 5% e o nível de confiança de 95%. 

Todos os demais dados técnicos da pesquisa INCOPE estão na página 3 da edição de hoje do Correio do Sul.  

 

Eleitores da direita são os mais fiéis em 2020 

Bastidores das pesquisas eleitorais demonstram dados bem interessantes. Os eleitores de candidatos de partidos de direita, como é o caso do PSL e do PTRB, são aqueles mais fieis em relação a seus candidatos. Dificilmente eles mudaram de opinião em relação a seus candidatos, depois que o engajamento é confirmado. Na prática, se mantém fiéis do início ao fim da campanha, independentemente de quaisquer variáveis. Trata-se de um movimento muito parecido com aquele dos anos de 1980 e 1990, ligado ao Partido dos Trabalhadores. A diferença é que o engajamento ideológico no Brasil mudou de plataforma. Pulou da esquerda para a direita.  

 

Tendência de renovação continua em alta nesta eleição  

Outro fator bem interessante demonstrado nos bastidores das pesquisas eleitorais está ligado a expectativa de renovação, desde que ela não esteja ligada a grupos políticos. Em linhas gerais, o eleitor continua convicto que os melhores candidatos são aqueles que trazem consigo o ar da renovação, desde que não tenham padrinhos políticos famosos. Na via inversa, quando mais o candidato estiver ligado a grupos políticos, menores serão suas chances de eleição. Neste sentido, se percebe nitidamente que o ar de mudança que pautou a eleição presidencial de 2018 continua em meio ao inconsciente coletivo do eleitor brasileiro, e também deverá pautar a média das eleições municipais, tanto majoritárias quanto proporcionais.  

 

Ex-aliado do PP reforça oposição em Timbé do Sul 

Ex-secretário de istração e Finanças da Prefeitura de Timbé do Sul, Marlon Panatta (PSD), acabou se transformando num dos principais articuladores da campanha do MDB no município. Em princípio, Marlon era cotado para ser candidato a vice do prefeito Beto Biava (PP). As tratativas neste sentido não evoluíram, e Beto acabou compondo com Téio Baesso (PSL) como seu vice. No meio da história, Marlon rompeu com o prefeito e se aliou a candidatura de Ademilson Luiz (MDB), de quem ou a ser um dos principais estrategistas. Oficialmente o PSD está aliado a Biava, mas, mesmo assim, Panatta diz que em 2020 suas posições serão pessoais, e não partidárias.  

Casais araranguaenses curtem a Bahia Próximo

Casais araranguaenses curtem a Bahia

Candidatos do PSOL recebem apoio de lideranças nacionais Anterior

Candidatos do PSOL recebem apoio de lideranças nacionais

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.