• Quarta-feira, 28 de Maio de 2025
  1. Home
  2. Política
  3. Oito ex-prefeito ainda estão na briga por 2024

Política

Oito ex-prefeito ainda estão na briga por 2024

Oito ex-prefeitos aqui do Extremo Sul Catarinense permanecem na briga para concorrer novamente ao comando dos seus Executivos Municipais.

São eles: Ronaldo Pereira da Silva (PP), de Balneário Gaivota, Wagner da Rosa (MDB), de Maracajá, Nei Zanette e Vitor Hugo Coral, ambos do Progressistas de Meleiro, Jonas Souza (MDB), de o de Torres, Nelson Cardoso Oliveira (PSD), de Santa Rosa do Sul, Alex Bianchin (PP), de São João do Sul, e Heriberto Schimidt (MDB), de Turvo.

Inicialmente cotado para disputar a Prefeitura de Araranguá mais uma vez, o ex-prefeito Mariano Mazzuco Neto (PP) nem chegou a dar inicio a estas tratativas. Já em Jacinto Machado, o ex-prefeito Antônio de Fáveri, cotado pelo PT para uma nova disputa, também não deu vazão a esta possibilidade.

Em Timbé do Sul, o ex-prefeito Eclair Coelho (MDB), que chegou a ser lançado como pré-candidato a prefeito, acabou retirando o seu nome do processo, facilitando a indicação do ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marlon Panatta como o candidato emedebista ao Executivo Municipal.

Há ainda o caso pontual do ex-prefeito de Ermo, Marcos Leone de Oliveira, o Marquinhos, nome certo do PSDB para tentar um novo mandato, mas que acabou falecendo no ano ado, vítima de problemas cardiovasculares.

Todos os ex-prefeitos que permanecem no processo tem chances de emplacar uma nova candidatura, mas alguns casos são mais complicados que outros. Em Balneário Gaivota, por exemplo, o ex-prefeito Ronaldo Pereira da Silva precisa convencer o PSD, do pré-candidato a prefeito Fábio Albino, a abrir mão da cabeça de chapa, algo que por ora não é tão fácil.

Em Meleiro, o Progressistas precisa fazer primeiro a lição de casa, optando ou pela pré-candidatura de Nei Zanette, ou pela pré-candidatura de Vitor Hugo Coral.

Sem este consenso o partido não tem como levar um projeto majoritário com reais chances de eleição adiante. Em o de Torres, o ex-prefeito Jonas Souza convive com as pretensões dos vereadores Renan Baltazar e Emerson Cardoso de também serem candidato a prefeito pelo MDB.

Por sua vez, em Turvo, o ex-prefeito Heriberto Schmidt também convive com a vontade de uma série de outros nomes dispostos a serem candidato a prefeito pelo MDB do município.

Já, navegando em águas tranquilas, as pré-candidaturas ao Executivo Municipal do ex-prefeito de Maracajá, Wagner da Rosa, do ex-prefeito de Santa Rosa do Sul, Nelson Cardoso de Oliveira, e do ex-prefeito de São João do Sul, Alex Bianchin, estão muito bem encaminhas.      

Finais

União Brasil de São João do Sul, do pré-candidato a prefeito João Olivio Cardoso, está trabalhando para ter o Republicanos como seu aliado nas eleições municipais deste ano. O partido também tinha como pré-candidato a prefeito Paulo Cardoso Claudino, o Paulinho, que havia disputado o Executivo Municipal em 2020, mas ele deixou a legenda e se filiou ao PL, por onde provavelmente dispute uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores.

Com isto, se abriu a possibilidade de uma dobradinha majoritária entre o União e o Republicanos, para as eleições municipais deste ano.

São João do Sul também contará com uma candidatura majoritária composta por MDB e PL, não necessariamente nesta ordem, e com outra composta por Progressistas e PSD. Por ora, então, o município deverá contar com três candidaturas a prefeito.

PL de Balneáro Gaivota promoveu encontro no sábado à noite para anunciar suas pré-candidaturas ao pleito municipal deste ano. Na ocasião, o nome do atual vice-prefeito Jonatã Coelho (PL) foi aclamado para concorrer novamente como companheiro de chapa do prefeito Kekinha dos Santos (PSDB).

Os liberais também anunciam o nome de seus doze pré-candidatos a vereador, que serão: Sueli dos Santos, Fabiane Marques, Maria Mailete, / Bibiana Oliveira, Tiago Madrid, Marcelo Amaral, Ênio Ramos, Fábio Fausto Colombo, Oziel Rodrigo Simas, Sandro Pereira e Pedro Wilmar, além do presidente do PL gaivotense Ita Trajano. Interessante observar que Marcelo Amaral disputou o pleito majoritário de 2020 contra Kekinha e Jonatã, a exemplo de Ênio Ramos.

Já neste ano eles hipotecarão apoio ao atual prefeito e vice em seus projetos de reeleição.

Meleiro recebe Coleta Externa do HEMOSC Próximo

Meleiro recebe Coleta Externa do HEMOSC

Feira de Produtos da Terra: ação especial de aniversário atraiu o público Anterior

Feira de Produtos da Terra: ação especial de aniversário atraiu o público

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.