• Quarta-feira, 28 de Maio de 2025
  1. Home
  2. Política
  3. Gaivota tem nova fake news contra Kekinha

Política

Gaivota tem nova fake news contra Kekinha

Fake news parece ter virado moda em Balneário Gaivota. Ontem uma conta fake no Facebook publicou uma montagem, em que aparece a capa do Correio do Sul com uma manchete totalmente desabonadora a figura do candidato a prefeito Kekinha dos Santos (PSDB). Vale ressaltar que durante tudo o processo eleitoral o Correio do Sul não fez nenhum tipo de critica a qualquer candidato, independentemente do partido em que ele está filiado. Nem mesmo criticas àqueles que mereceriam ser criticados pelas péssimas companhias com quem andam. Em relação à capa fake do jornal, um boletim de ocorrência já foi registrado, e o judiciário também será acionado para que tome as providências. Sempre é bom ressaltar que fake news contra candidatos é crime federal. 

 

Gaiola tem 64,7% em Jacinto Machado  

Prefeito de Jacinto Machado, João Batista Mezzari, o Gaiola (MDB), que disputa à reeleição, tem 64,7% das intenções de voto, na pesquisa estimulada, de acordo com o INCOPE Pesquisas. O levantamento foi realizado nos dias 7 e 8 de novembro, e está apto a ser divulgado a partir de hoje, de acordo com a Justiça Eleitoral. A candidata Terezinha Zanatta (PP) aparece com 20,7% neste levantamento. Os eleitores que disseram que ainda estão indecisos em relação à eleição majoritária em Jacinto Machado somam 10,9%. Já os que disseram que irão votar em branco, ou anular o seu voto, somam 3,8%. Neste levantamento, foram entrevistados 369 eleitores do município.   

A pesquisa do INCOPE Pesquisas foi registrada no dia 4 de novembro na Justiça Eleitoral, sob o número 06415/2020, e possui margem de erro de 5%, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. O contratante é o Jornal Correio do Sul, através de sua editora. Todos os demais dados técnicos da pesquisa estão descritos na página 3 da edição de hoje do Correio do Sul. 

Gaiola, que é engenheiro civil, disputa a reeleição tendo como candidato a vice Zezinho Aguiar, que é filiado ao PSL. Já Terezinha Zanatta, que é professora e vereadora, concorrer ao executivo tendo como candidato a vice Vilmar Nardi Pereira, que é filiado ao PSD, e é popularmente conhecido como Chiquinho da Rampa.  

Nesta reta final da campanha, cabe ao grupo do atual prefeito tentar manter a liderança, que é bastante vantajosa. Já ao grupo de Terezinha, cabe tentar a reversão do quadro. Sempre é conveniente ressaltar que os números de uma pesquisa político eleitoral refletem apena o momento da coleta, e, por conta disto, o jogo permanece aberto até que as urnas sejam fechadas no próximo domingo.  

  

Índice de abstenção deve ser o mesmo de 2016 

Índice de eleitores que deverão comparecer às urnas no próximo domingo deverá ser o mesmo da eleição de 2016. Pela média, cerca de 85% dos eleitores aptos a votar acabam comparecendo no dia da eleição. Por consequência, a chamada abstenção é de 15%. Por conta da pandemia de Covid-19 se imaginava que o percentual de abstenção seria maior, chegando, até mesmo, a 20% dos eleitores, mas isto não deverá corresponder a verdade. É que com o fim das coligações proporcionais, o mercado eleitoral foi inflacionado com milhares de novas candidaturas a vereador em todo o Brasil. Na prática, há milhares de candidatos novos estimulando o eleitor a ir votar no próximo domingo, o que deverá fazer com que o comparecimento histórico de 85% se mantenha o mesmo, ainda que estejamos em meio a uma pandemia.  

 

Onda de renovação no legislativo deve continuar  

Diretor da Plano Pesquisas, Flávio Mafra, que realiza levantamentos para centenas de candidatos majoritários e proporcionais em todo o Estado, diz que haverá muitas surpresas no que diz respeito a disputa legislativa deste ano. “A onda da renovação de 2018 não ou ainda, ela continua forte e deverá se mantar por vários outros anos. Vai ter muito vereador que disputa a reeleição caindo do cavalo, e muita gente nova sendo eleita para as Câmara Municipais, principalmente por partidos não tradicionais”, sentencia. A Plano Pesquisas tem sede em Florianópolis, mas Flávio é nascido em Araranguá, e possui profunda ligação com nossa região, onde mantém muitas ligações familiares.   

 

Dinheiro do Fundão não tem chego nos pequenos municípios  

E no fim das contas, o tão propalado Fundão Eleitoral não está servindo para nada, no que diz respeito aos pequenos municípios. Os partidos com maior o aos mais de R$ 2 bilhões de recursos públicos, para bancar campanhas eleitorais, são aqueles que mais elegeram deputados em 2018, a exemplo do PSL, PT, MDB, PSDB e por ai afora. O grande problema é que a absoluta maioria dos recursos acabam ficando nas grandes cidades do Brasil. É que não existe um critério para a descentralização do tal Fundão. Na prática, os recursos caem nas contas dos partidos, de acordo com sua proporcionalidade parlamentar, e, a partir dai, quem decide quem receberá alguma coisa lá na base, e quem receberá pouco, ou nada, são os caciques partidários. Municípios menos, com menos de dez mil eleitores, como é a grande maioria dos casos de nossa região, só choram, mas mamam nada ou quase nada.  

Nova Lei do Gás chega ao Senado Próximo

Nova Lei do Gás chega ao Senado

Falar da minha vida é falar da Casa Lar Anterior

Falar da minha vida é falar da Casa Lar

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.