Prefeito eleito de Santa Rosa do Sul, Almides da Rosa (PSDB), credencia sua vitória ao forte engajamento do MDB, a seu projeto de eleição, durante a campanha eleitoral. A sigla concorreu como vice de Almides, através do vereador Pedro Dávila da Cunha. De acordo com o futuro prefeito, “o trabalho das bases do MDB foi decisivo para que a vitória fosse conquistada”. Há de se ressaltar que algumas lideranças pontuais emedebistas não apoiaram a dobradinha PSDB/MDB, chegando até mesmo a declarar apoio e trabalhar pela candidatura a prefeito de Nelmo Emerim (PP). De acordo com Almides, no entanto, estes foram casos isolados e que, em nenhum momento, comprometeram a vitória de tucanos e emedebistas.
Partidos serão trocados em 60% das prefeituras
Prefeituras de nossa região vão sofrer uma mudança significativa, no que diz respeito aos partidos que as comandam, a partir de 1º de janeiro. Nada menos do que nove, dos 15 executivos municipais do Extremo Sul, serão comandados por partidos diferentes daqueles que hoje estão no poder. Quem mais sentirá a perda de poder direto é o PSD, que deixará de istrar três prefeituras. O MDB e o PP perderão o comando de duas prefeituras cada um, e o PSDB e o PSL o comando de uma.
Perder o comando, no entanto, não significa deixar o poder. Em Morro Grande, por exemplo, o PSD do prefeito Valdo Rocha deixará o comando do executivo, mas seu sucessor, Clélio Daniel Olivo (PP), teve seu apoio. O mesmo cenário é observado em Ermo. O PSD do prefeito Zica Cadorin não estará mais no comando da prefeitura a partir de janeiro, mas o MDB do prefeito eleito Paulo Della Vechia, recebeu seu apoio.
Em seis situações, no entanto, a mudança será radical. Em Araranguá o MDB assumirá o comando da prefeitura no lugar do PP. Já em Turvo será o PP que assumirá no lugar do MDB. O PP também perdeu em Balneário Gaivota, que ará as mãos do PSDB, e o MDB perdeu ainda em o de Torres, município que ará a ser comandado pelo PP. As seis vitórias da oposição contam ainda com o PSDB assumindo no lugar do PSD em Santa Rosa do Sul a partir do ano que vem, e do PSL de Balneário Arroio do Silva assumindo no lugar do PSDB.
IPTU de Gaivota deverá ser entregue de forma antecipada
Futuro secretário de istração e Finanças de Balneário Gaivota, Márcio Abatti, pretende fazer força tarefa para entregar carnês do IPTU/2021 aos contribuintes já nos primeiros dias de janeiro. Tradicionalmente, a primeira parcela do IPTU de Gaivota tinha vencimento no dia 10 de janeiro. Para 2021, a atual gestão, cujo grupo político não estará no comando da prefeitura a partir do ano que vem, decidiu que a cobrança deva ser iniciada no dia 10 de março, data em que a absoluta maioria dos veranistas gaivotenses não estarão mais no município. “Vamos entregar os carnês de IPTU de porta em porta, solicitando ao contribuinte o pagamento antecipado, para ajudar o município a ter fluxo de caixa para iniciar os trabalhos da nova gestão. Sem recolhimento de IPTU em janeiro e fevereiro, os trabalhos da istração ficarão totalmente prejudicados”, comenta Abatti.
Equipe de Scaini começa transição em Arroio do Silva
Equipe de transição do prefeito eleito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini (PSL), protocolou ontem uma série de solicitações de informações à equipe de governo do prefeito Juscelino Guimarães, o Mineiro (PSDB). Hoje o grupo de transição deverá retornar ao executivo municipal, na expectativa de obter as informações solicitadas. “Estamos no aguardo das respostas aos nossos questionamentos, para que possamos promover os encaminhamentos necessários. Expectativa é que a transição seja facilitada, para que possamos entrar em 2020 dando as respostas necessárias aos anseios da população”, comenta Scaini.
MDB foi partido que mais manteve prefeituras
MDB é o partido que mais dará continuidade a seus trabalhos, frente a prefeituras de nossa região, a partir de janeiro. A sigla conseguiu emplacar mais um mandato em Sombrio, Jacinto Machado e em São João do Sul. Já o PP continuará comandando a Prefeitura de Timbé do Sul e o PL continuará a frente da Prefeitura de Meleiro. Na via inversa, o PP e PSDB são os partidos que mais assumirão prefeituras, através de projetos de oposição. O PP, por exemplo, estava fora dos comandos dos executivos de Turvo e o de Torres, e ará a comandá-los a partir de janeiro. Já o PSDB era oposição em Balneário Gaivota e Santa Rosa do Sul, municípios que também arão ao comando dos tucanos. Em linhas gerais, o que se percebeu é que houve uma tendência natural de mudança nas eleições municipais, neste ano, em nossa região, com MDB e PP sendo os mais beneficiados com isto.