• Quarta-feira, 28 de Maio de 2025
  1. Home
  2. Geral
  3. Equipe de governo em pauta

Geral

Equipe de governo em pauta

Cúpula do futuro governo municipal de Araranguá esteve reunida “a portas fechadas” na tarde desta segunda-feira. Um dos temas debatidos foi a formação da equipe de trabalho. O JC Redação, inclusive, divulgou com exclusividade, na semana ada, alguns nomes que estão bem cotados.

Durante a campanha eleitoral, o emedebista Cesar Cesa e Tano Costa (PSD) reiteraram que, na formação da equipe de trabalho, priorizariam alguns critérios, um deles é justamente a escolha de secretários municipais que consigam aliar dois requisitos básicos: conhecimento técnico e amplitude política.

Em várias situações – muitas delas crônicas – o futuro Governo Municipal terá que ser cirúrgico, pois o atual cenário praticamente impõe resultados imediatos. Antigamente, muitos gestores alegavam que o primeiro ano do mandato era destinados a pagar contas e colocar à casa em ordem. A realidade, entretanto, não permite mais essa prática e consequente adiamento de soluções. Está cada vez mais comprovado que poder público, não constitui-se em laboratório para experiências ou apadrinhamentos políticos, especialmente porque, a demanda pelos serviços cresce verticalmente todos os dias.

Enfim, o MDB, que não vencia um pleito municipal em Araranguá desde 1992 - quando o advogado Neri Francisco Garcia foi eleito – comemora com méritos a vitória nas urnas e a retomada da supremacia na política local, porém terá um desafio verdadeiramente hercúleo ao istrar a cidade pólo do Extremo Sul Catarinense, justamente em meio à crise e os impactos negativos financeiros gerados pela pandemia da Covid-19.

Transição de gestão

As datas e forma em que vai ocorrer a transição de governo ainda não foram definidas. A única certeza é que Mariano Mazzuco Neto (PP) vai “ar o bastão” para Cesar Cesa (MDB), que foi seu vice-prefeito no mandato 2005-2008. Na época, Cesar era filiado ao PPS (atual Cidadania) e o relacionamento entre ambos foi rompido logo no início do governo, com o então vice alegando divergências na filosofia política e de gestão.

Eleições 2022

Quem vai ser o sucessor do araranguaense Manoel Mota no Parlamento Catarinense? O veterano político, que elegeu-se deputado em cinco ocasiões, ficou como suplente de deputado estadual duas vezes e governou Araranguá entre 1983 e 1988, preferiu não candidatar-se nas eleições de 2018. 

Essa decisão, ao menos na teoria, poderia abrir espaços para novos nomes, só que, na prática, Araranguá não conseguiu eleger representantes locais para a Assembleia Legislativa. No último pleito estadual, os emedebistas da Cidade das Avenidas sequer lançaram nomes para a disputa, assim Mota apoiou seu colega de MDB, o ex-prefeito de São Ludgero, Volnei Weber, que acabou conquistando mandato.  

Turatti

No referido pleito, o melhor desempenho de um candidato araranguaense foi do empresário, ex-presidente da Câmara de Vereadores e vice-prefeito municipal entre 2013 e 2016, Rodrigo Turatti (PSL). Ele contabilizou 17.521 votos, ficando na terceira suplência de sua sigla. 

Desde então, em várias oportunidades foi sugerido que Turatti assumisse temporariamente uma cadeira na Assembleia Legislativa, algo que ainda não ocorreu.

Pois bem, nessa segunda-feira, dia 23, Turatti retomou sua rotina familiar e profissional após contrair Covid-19, recuperando-se no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande. Ao lado da família, ele saudou sua reabilitação por meio das redes sociais. 

Ricardo Ghelere

Outro expoente da política local, que tem recebido convites para concorrer a deputado estadual é o Ricardo Ghelere (PRTB). Apresentando sintomas da Covid-19, ele está recluso em sua residência, no Bairro Cidade Alta.

Novo nome no cenário político, ele teve 7.050 votos na disputa para prefeito. Não logrou o êxito da eleição, porém demonstrou liderança e potencial para futuros voos.

Advogado de formação e pós-graduado em Gestão Pública, Ricardo Ghelere está licenciado da presidência - para participar das eleições - do Instituto Maria Schmitt (IMAS), que constituiu-se na maior organização social do setor da saúde no território catarinense. Ele é um dos fundadores dessa entidade.

O IMAS é responsável pela gestão istrativa de dez unidades de saúde Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o que teoricamente lhe proporciona conhecimento e densidade eleitoral em diferentes regiões do Estado.

Água e sal

Faltam nove sessões para a Câmara de Araranguá concluir o calendário de reuniões da atual legislatura. O clima parece de fim de festa! Na sessão online desta segunda-feira, dia 23, que durou exatamente 5min26s, somente onze dos 15 vereadores estiveram participando – Igor Batista (PL), Ronaldinho Pereira (PDT), Diego Pires (PDT) e Luciano Pires (PODE), por diferentes motivos, não compareceram. 

Além disso à pauta apresentou sabor “água e sal”, já que incluiu apenas três indicações: manutenção de iluminação pública, pedido de pavimentação e solicitação de poda da vegetação situada em meio a um canteiro. 

A reunião esteve tão monótona que o único vereador a utilizar à Palavra Livre foi Jorginho Pereira. (PP). Ele aproveitou a seção para parabenizar o colega José Marcio Scarssanela, popular Márcio Tubinho, cujo aniversário de 47 anos ocorreu neste dia 23 de novembro.

PP: Onda da discórdia?

A impressão é de que falta harmonia interna no PP. Enquanto o candidato a prefeito de Araranguá, Daniel Viriato Afonso (PP),utilizou, no dia 13 de novembro, seu Facebook para convidar - durante à campanha eleitoral - as pessoas a participarem da chamada “onda azul”, a maior liderança da sigla na Região Extremo Sul Catarinense, deputado José Milton Schaffer (PP), cujo domicílio eleitoral é a cidade de Sombrio, exaltava, por meio de seu endereço nas redes sociais, no sábado, dia 21, que “o Partido Progressista (PP) fez uma grande eleição em Santa Catarina, elegendo prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em diversos municípios. Sempre defendi que nosso partido não é uma onda. Não somos um partido de momento!”

 

Centro de triagem modifica atendimentos do Cemasas durante esta semana Próximo

Centro de triagem modifica atendimentos do Cemasas durante esta semana

Efeitos da COVID na eleição Anterior

Efeitos da COVID na eleição

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.