• Quarta-feira, 28 de Maio de 2025
  1. Home
  2. Geral
  3. Colaboradores da Cooperja conquistam 1º lugar no Programa Integrado de Reinvenção da Indústria da FIESC

Geral

Colaboradores da Cooperja conquistam 1º lugar no Programa Integrado de Reinvenção da Indústria da FIESC

Participantes tiveram mentoria, atividades práticas e e para elaborar um plano de reinvenção dos negócios.

A Academia FIESC de Negócios, que tem como propósito recriar e viabilizar negócios sustentáveis, formou no dia 26 de setembro a terceira turma do Programa Integrado de Reinvenção da Indústria (PRIORI), tendo como tema Alimentos & Bebidas.

A Cooperja participou com uma equipe de seis colaboradores, sendo eles: Diretores Vinícius Cechinel de Moraes, Carlos Roberto Wilk e Diego Paganini, e os Gerentes Guilherme Alexandrino, Tiago Vitali e Delcio Macarini. Foram 18 meses de conteúdos, mentorias, atividades práticas, introdução e revisão de conceitos e implementação de planos de reinvenção das equipes participantes.

Além da Cooperja o curso foi concluído por equipes da Aurora Coop, Cooperalfa, Cooperoeste, Cooperativa Regional Auriverde, Videplast e Rede SENAI de Institutos de Tecnologia em Alimentos e Bebidas.

O MBR equivale a um curso de pós-graduação, e o da Academia FIESC de Negócios, focado em lideranças empresariais, tem registro no Ministério da Educação.

Presidente da OCESC e Cooperja, Vanir Zanatta se fez presente na cerimônia de encerramento juntamente com o vice Antonio Moacir De Noni, onde a Academia FIESC de Negócios entregou o Prêmio PRIORI de Reinvenção entre as participantes do curso.

Sendo que a Cooperja conquistou a primeira colocação dentre todos os projetos e ainda o troféu de empresa visionária.

A escolha foi feita por uma banca avaliadora com base nos projetos de reinvenção desenvolvidos durante as aulas.

Segundo o Gerente de Inovação Guilherme Alexandrino, um dos colaboradores envolvidos no projeto destaca que o curso se dividiu em três momentos: imaginação, desenhar e acelerar, onde foram envolvidos colegas da cooperativa que geraram centenas de ideias de inovação.

“No envolvimento com demais colegas geramos centenas de ideias de inovação, sendo destas cerca de 20 aram para uma segunda fase, e destas tiramos três principais, onde escolhemos uma para apresentação.

Que foi o projeto vencedor, que propõe a extração da sílica a partir da cinza da casca do arroz gerado no processo de queima da casca que acontece dentro das nossas indústrias.

A sílica, conhecida como dióxido de silício tem quatro mercados principais que estão sendo estudados pela Cooperja, sendo eles: químico, alimentação humana e animal, fármaco e tecnologia”, explica Alexandrino.

Em suas indústrias a Cooperja substituiu a queima da madeira pela casca de arroz, surgindo um subproduto.

Com isso comercializa a cinza pura para outras empresas, e agora tem a oportunidade de transformar esta cinza em três novos produtos: a sílica que é a principal, seguida do carvão ativado e do sulfato de sódio, todos com valor comercial.

“Temos o estudo completo para iniciar este projeto, para ser colocado em prática pela Cooperja.

Neste momento o SENAI está com a amostras das cinzas e da casca de arroz, para estudo, realizando testes e nos ajudando no projeto, também estamos tendo ajuda do Engenheiro químico Moacir Magagnin”, destaca.

Para o presidente Vanir Zanatta o incrível resultado no Programa Integrado de Reinvenção da Indústria oferecido pela FIESC é um grande reconhecimento do trabalho em equipe e da dedicação de todos os envolvidos.

“Gostaria em nome dos conselhos, parabenizar a esses colaboradores que aceitaram fazer o curso PRIORI, realizar o projeto, e envolver mais profissionais da Cooperja na busca do aperfeiçoamento.

A Cooperja foi a melhor que se apresentou e levamos o prêmio maior. Mostramos que nossos profissionais são tão bons quanto profissionais de empresas maiores.

Agora é pensar nesse projeto, vamos em frente.

Obrigado por fazerem a Cooperja melhor a cada dia”, agradeceu Zanatta.

MDB, PP e PSD elegem 70% dos vereadores Próximo

MDB, PP e PSD elegem 70% dos vereadores

Polícia Militar apreende drogas na região do UCCA em Araranguá Anterior

Polícia Militar apreende drogas na região do UCCA em Araranguá

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.